Na tradição das participações da Ancorensis Cooperativa de Ensino, nomeadamente na defesa e promoção do ambiente e do conhecimento científico, uma das equipas participantes no concurso nacional “Escola da Energia” arrecadou o segundo prémio, cuja final decorreu no parque Linear, em Ourém, a 24 de Setembro. Numa primeira eliminatória, o protótipo construído pelos alunos do curso profissional de Técnico de Energias Renováveis passou à fase final, concorrendo aí nos vinte melhores projectos do país. Animados por este posicionamento, a equipa orientada pelo director do referido curso, Joaquim Celestino Ribeiro, sob a supervisão e acompanhamento do professor coordenador da Eco-Escolas da Ancorensis, Marcelo Pereira, apresentaram-se à final, onde, após demonstração e entrevista do júri, receberam com suspiro aliviado e sentido de responsabilidade o anúncio do segundo lugar. Coube aos alunos João Codeço, Fábio Abreu e Vânia Alfaia a honra de receberam o merecido prémio que inclui a probidade do reconhecimento e da promoção do nome da escola, de Vila Praia de Âncora e do concelho de Caminha, e ainda a atribuição de 600 euros. Desta forma as equipas da Ancorensis continuam a preencher as listas de premiados, ano após ano, valorizando o seu currículo adstrito aos valores do conhecimento científico e da responsabilidade cívica de contribuir para um futuro mais capaz de superar os desafios ambientais e energéticos.
O protótipo construído, de nome “Digesgás”, é um biodigestor onde se promove a degradação anaeróbia de resíduos orgânicos, levando à produção de metano (biogás) cuja utilização pode servir diversos fins, desde a substituição do gás butano ou propano utilizado nos laboratórios escolares, até à produção de corrente eléctrica em meios rurais e outros. Neste sentido, a esquipa pretende mesmo sensibilizar uma freguesia do concelho a encabeçar uma ideia piloto de produção de um biodigestor que produza o suficiente para servir um edifício destinado a serviço público.
No mesmo certame onde decorreu o referido concurso, teve lugar a cerimónia de entrega das bandeiras verdes, reconhecimento anual do trabalho das Eco-Escolas do país. A Ancorensis foi uma das escolas galardoadas, recebendo em mãos a bandeira, que será hasteada na escola, a aluna Mónica Barreto, que integrou a delegação constituída ainda por Alexandra Barreto e Andreia Moreno. Como nota de satisfação, a coordenação da escola registou a importância que o programa tem assumido no concelho de Caminha, sendo o nosso município aquele que detém o maior número de galardoados no distrito de Viana do Castelo.
Neste início de ano lectivo a Ancorensis entende estes reconhecimentos como incentivo ao trabalho, à acção devotada no ensino e à capacidade de fazer mais e melhor para os seus alunos.

2 Comments:

  1. Anónimo said...
    São 14 anos de Eco-Escolas e 14 Galardões para a Ancorensis.
    Felicito os alunos que obtiveram um tão honroso 2º lugar na Escola da Energia e os Eco-Estudantes da Ancorensis que demonstraram ter cumprido, mais uma vez, os preceitos do referido Programa.
    Agradeço toda a colaboração e empenho de todos os alunos, professores e funcionários, que demonstraram, uma vez mais, a capacidade de lutar para promover um futuro sustentável para as gerações vindouras.
    Marcelo Pereira
    (Coordenador Eco-Escolas Ancorensis)
    João Codeço said...
    Gostava de agradecer aos colegas de turma, Fábio Abreu e Vânia Alfaia por se disponibilizarem para ir defender a nossa Escola. Queria tambem agradecer aos Professores responsáveis por acreditarem em nos e apoiarem este projecto até ao fim. Obrigado

Post a Comment