No dia 30 de Setembro de 2010 a turma de energias renováveis realizou uma nova experiência com o protótipo do biodigestor "Digesgás", segundo classificado no concurso nacional "Escola da Energia". De acordo com a planificação e calendarização de testes, estava previsto, após enchimento do biodigestor no início da passada semana, que sensivelmente a meio da semana corrente o biodigestor apresentaria um pico de produção. Neste sentido, após verificação por observação directa, os alunos do 12ºR, acompanhados pelo professor de Práticas Oficinais, Rui Costa, e pelo Director de Curso, Joaquim Celestino Ribeiro, realizaram o teste de queima ao biogás produzido.
Nesta experiência foi conseguida uma das maiores chamas obtidas com este biodisgestor. Tal facto está relacionado com dois parâmetros essenciais:
  1. Qualidade do resíduo orgânico;
  2. Tempo de digestões anaeróbia entre testes.
Relativamente ao primeiro ponto, foram utilizadas lamas do espessador de lamas da ETAR da Gelfa; Quanto ao segundo ponto, foram dados 6 dias para produção ininterrupta.
Os alunos e professores esperam ainda melhorar a produção, nomeadamente através do isolamento do biodigestor.


1 Comment:

  1. João Codeço said...
    O esforço é compensado por ver o nosso protótipo de novo em acção, o esforço de toda a turma foi enorme. Vamos continuar a trabalhar malta, nada de baixar os braços. FORÇA

Post a Comment