Projecto Comenius reúne em Itália Ancorensis Cooperativa de Ensino

Entre os dias 24 de Fevereiro e 2 de Março decorreu em Itália, no Centro Escolar de S. Marcello Pistoiese (Toscana), a reunião de projecto Comenius, de acordo com o calendário previsto. A Ancorensis fez-se representar com quatro professores, entre os quais o presidente da direcção, e cinco alunos do ensino secundário profissional e de prosseguimentos de estudos. Estiveram ainda presentes neste encontro professores do Lycée Delambre (Amiens - França), professores e alunos da Zespol Szkol Licealnych i Technicznych (Wojnicz - Polónia) e, como anfitriões, professores e alunos do Istituto Comprensivo San Marcello Pistoiese.

Esta parceria Comenius iniciou este ano lectivo um projecto intitulado "Ecological Building" cujo objectivo principal é perceber até que ponto os países europeus envolvidos neste projecto promovem formas alternativas de construção, procurando a sustentabilidade dos recursos e atendendo particularmente às questões energéticas. Nesta reunião de projecto, alunos e professores partilharam experiências de trabalho desenvolvido localmente e tomaram decisões quanto às tarefas a realizar até à próxima reunião que decorrerá em Portugal, em Abril e Maio próximos. Realizaram ainda visitas temáticas tendo como pano de fundo a utilização dos recursos naturais para vários fins, como o turismo ou o aproveitamento energético. Assistiram a aulas e a sessões de divulgação científica que facultaram um maior conhecimento do nosso planeta e tiveram ainda a oportunidade de visitar alguns marcos históricos da construção toscana, onde a arte foi sempre um elemento a considerar. Durante este encontro, e fruto do envolvimento das autoridades locais, a parceria internacional Comenius foi recebida pela Câmara de Pistoia e Junta de S. Marcello Pistoiese, tendo com estes estreitado laços de cooperação e compromissos de trabalho conjunto.

Sendo princípio da acção Comenius o alojamento de alunos em famílias, esta reunião de projecto foi também uma primeira fase de intercâmbio de alunos. Assim, foi promovido o contacto entre culturas, o desenvolvimento de competências linguísticas e foram ainda ensaiadas formas de trabalho presencial a nível internacional, facilitando o trabalho desenvolvido à distância. Para os alunos portugueses a avaliação foi positiva, registando-se o desejo de que esta experiência se repita. O mesmo é vontade dos professores e da Ancorensis, alargando a participação a um maior número de alunos.

Sendo a dimensão europeia uma premissa do projecto educativo da Ancorensis e um elemento de identidade da escola, a coordenação deste projecto Comenius considera ter uma vez mais contribuído para a concretização formativa dos seus alunos, facultando-lhes mais e melhores ferramentas que serão, assim esperamos, necessárias ao seu futuro, quer numa perspectiva de trabalho, quer ao nível da sua actuação social.

O projecto Comenius reconhece o excelente acolhimento das famílias italianas, do Istituo Compresivo San Marcello Pistoiese e das autoridades locais italianas.

Coordenação do Projecto - Joaquim Celestino Ribeiro


0 Comments:

Post a Comment