Os dias 7, 8 e 9 de Maio servirão de registo à I Mostra de Educação e Formação do Distrito de Viana do Castelo. Perceber a necessidade de informar os alunos e respectivas famílias em momento de decisão educativa e formativa é um desafio que mereceu desde o primeiro momento o apoio da Ancorensis Cooperativa de Ensino, seguindo a sua acção centrada nos alunos e respondendo ao apelo da comunidade. Certa das suas potencialidades, a Ancorensis vê nesta iniciativa uma oportunidade de, solidariamente e de forma cooperativamente integrada, partilhar a sua experiência e a sua entrega ao ensino e à formação, no reforço da participação colectiva, medida no amplo conjunto de iniciativas que ano após ano vai realizando, participando e apoiando. O seu projecto educativo e formativo, estruturado e gerido na resposta às actuais exigências sociais, técnicas e científicas, são uma evidência que postula um legado de aprendizagens que se associam à Escola. Neste capítulo há crédito acrescido nesta I Mostra, uma vez que é possível medir o quão relevante é o trabalho que hoje se desenvolve na Escola, na Ancorensis Cooperativa de Ensino e em todas as outras, expressão maior do empenho com que professores e alunos, num quadro de gestão participada, promovem momentos de aprendizagem e de aquisição de competências essenciais à formação de um cidadão esclarecido e capaz de actuar face à complexidade. A Escola é hoje um espaço diferente do de outros tempos, é hoje um elemento de acção concreta e de minuciosa precisão no seu exercício, contrastando com a figura estática e apenas de referência com que era assumida. O desafio actual é maior, e nesta Mostra de Educação e Formação este dinamismo, esta enorme capacidade de resposta das escolas do Distrito de Viana do Castelo, é bem visível.
A oferta educativa e formativa da Ancorensis, alicerçada nas necessidades e nas potencialidades da região, apresenta-se, nesta Mostra, de forma clara, valorizando o esforço dos alunos e exprimindo a prioridade aos momentos de comunicação que hoje são fundamentais na formação individual e colectiva, de forma transversal aos diferentes sectores de actividade ou de intervenção. Daí esta entrega da Ancorensis nesta iniciativa, da qual é co-responsável, integrando a equipa de organizadores. Nos seus 36 m2, nas suas diversas participações na animação de palco e corredores, na intervenção dos seus técnicos, alunos e professores, na disponibilidade para a informação e para o esclarecimento responsável, a Ancorensis Cooperativa de Ensino deixa o indicador de qualidade que persegue e cujo reconhecimento se mede no sucesso dos seus alunos, escolar, profissional e socialmente.
A Ancorensis congratula-se com esta I Mostra e felicita as restantes escolas presentes.

1 Comment:

  1. Joao Codeço said...
    achei a feira muito importante e interresante para o desenvolvimento do nosso estudo da area de energias renovaveis! espero novamente ter uma nova oportunidade de demostrar os nossos conhecimentos para o exterior!

Post a Comment